domingo, 18 de julho de 2010

O remate mais rápido na história do futebol

Não foi omologado pelo Guiness Book, porque não foi calculado através de equipamentos medida instalados no campo, no entanto o remate mais rápido da história não deixa de pertencer ao lateral-esquerdo brasileiro Ronny do Sporting CP, com um remate a uma velocidade de 222 km/h, num jogo contra a Naval 1º de Maio em Novembro de 2006.
1. Como é calculada a velocidade?

A velocidade do remate foi calculada através de da análise do vídeo, sendo que a bola percorreu 16,5 metros em menos de 0.27 segundos. Desta forma o Guiness Book of Records mantêm como recorde oficial até hoje a marca de 129 km/h, no entanto actualmente são vistos remates com velocidades superiores a esta um pouco por todo o mundo.
2. Comparação com o Ténis e o Golf

Ao comparar-mos o remate de Ronny com outros desportos verificamos que o futebol ainda não conseguiu superar o ténis com um serviço a uma velocidade de 239km/h, nem o golfe com uma tacada a 280 km/h. Ainda assim se este remate fosse efectuado na marcação de uma grande penalidade, o guarda-redes perdia pelo menos 0.10 segundos a processar a informação no seu cérebro, restando-lhe 0.08 segundos para se movimentar e tentar adivinha para que lado ia a bola.
3. A potência do remate

Caso o guarda-redes acertasse no lado para onde iria a bola e lhe tocasse, estava sujeito a um embate correspondente a 330kg, o que quer dizer que se defendesse as suas mãos não ficaria em muito bom estado. Fica ainda mais uma nota, o pé canhão do brasileiro Ronny necessitou de exercer uma força de 285kg para que a bola atingisse os 222 km/h, pode não ser um dos melhores laterais-esquerdos da história do futebol, mas certamente tem um dos remates mais velozes de sempre da história do futebol.

Fonte:Futebol Magazine

Sem comentários:

Enviar um comentário